Asanas | As Posturas do Yoga

Por: Ana Gilli 24 de setembro de 2016

Asanas | As Posturas do Yoga

A palavra Asana pode ser traduzida literalmente como “assento”: o local físico e a própria postura utilizada para praticar Meditação.

Atualmente, a prática de Asanas tem se tornado cada vez mais popular ao ponto de ser confundida com o próprio Yoga. Mas é importante lembrar que o Yoga é um processo de Libertação Mental mais do que física, e o Asana é apenas um dos elementos que existem no vasto universo de práticas, conhecimentos e rituais que constituem o Yoga.

 No Hatha Yoga, os Asanas são as posturas que o praticante executa para trabalhar alongamento, fortalecimento e equilíbrio do corpo, com o intuito de prepará-lo para permanecer de maneira confortável e consciente durante o exercício de meditação.

A constante pratica dessas posturas age de forma profunda em todo o ser. Além de trabalhar a parte física do corpo, o Asana também trabalha os Chakrasestimulando, limpando e reorganizando suas energias, liberando o corpo para executar suas funções mais sutis e espirituais. 

Nomes e Quantidade dos Asanas

O Yoga como filosofia e prática para o auto conhecimento vem acompanhando o homem há milhares de anos. Entretanto, são recentes os registros sobre a permanência e prática das suas posturas físicas.

Estudiosos dizem que Shiva, Deus criador do Yoga, ensinou aos homens 840.000 Asanas. Entretanto, segundo o guia do Yoga Clássico, o Hatha Yoga Pradipika (1.33), Shiva apresentou apenas 84 posturas, as quais têm sido ensinadas aos praticantes de Hatha Yoga.

Cada um dos 84 Asanas do Hatha Yoga pode ter variações e sofrer adaptações de acordo com as capacidades e limitações físicas dos corpos dos praticantes.

Devido a grande quantidade de Asanas e variações apresentadas em livros, sites e diferentes estilos de prática em todo o mundo, há uma grande dificuldade de encontrar coerência entre os próprios Asanas, seus nomes e suas escritas.

Indicamos como referência de estudo e pesquisa o conteúdo Clássico apresentado no livro Yoga, Um Caminho para a Luz Interior (Rosângela Maria Bossoli, Editora Átomo), escrito baseado no livro A Systematic Course in the Ancient Tantric Techniques of Yoga and Kryia (Saraswati, 1981).

Os Asanas são divididos em 11 tipos de Posturas, sendo elas:

1) Meditativa, 2) Lateralidade, 3) Extensão Anterior do Tronco, 4) Extensão Posterior do Tronco, 5) Torção do Tronco, 6) Correção de Ombros e Coluna, 7) Articulação e Alongamento das Pernas, 8) com Movimento, 9) Invertida, 10) Equilíbrio e 11) Relaxamento.

O tempo de permanência nos Asanas varia de acordo com a necessidade do praticante, orientação do professor e estilo de prática. A média de tempo de permanência no Hatha Yoga varia de 5 a 10 ciclos de respiração completa (inspiração e expiração).

Cada Asana, por trabalhar regiões dos corpos físico e sutil, vai trazer diferentes benefícios para seu praticante.

No Yoga Flor da Vida, além da prática dos Asanas (Posturas), trabalhamos em aula também práticas de Pranayamas (Respiração), Mantras (Canções), Mudras (Concentração), Kryias (Purificação), Meditação e Relaxamento.

Venha vivenciar o Yoga conosco. Agende uma aula experimental clicando aqui!

Namastê!
OM TAT SAT
Ana Gilli


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!


Deixe um comentário

Vamos Conversar?