Mudras | Os Gestos de Poder do Yoga

Por: Ana Gilli 9 de outubro de 2016

Mudras | Os Gestos de Poder do Yoga

Gestos são carregados de significados. Na maioria das culturas, ao unirmos as palmas das mãos em frente ao coração, estamos demonstrando gratidão, reverência e humildade. O Namaskar ou Namastê Mudra, é muito utilizado pelos praticantes de Yoga para expressar o reconhecimento do aspecto sagrado em si mesmo e no outro.

Mudras são Gestos com poderes de Símbolos que têm o capacidade de purificar e equilibrar as energias do corpo, assim as emoções e os pensamentos.

Os mais populares são executados com as mãos e os pés, mas os Mudras também podem ser feitos com todo o corpo.

Esses gestos de poder são frequentemente usados como ferramentas para concentração e expansão da consciência durante práticas meditativas. Também são associados a alguns Asanas durante a prática do Yoga, complementando e até intensificando as qualidades dessas posturas. 

 Os Mudras feitos com as mãos, relacionam os cinco elementos da natureza. Cada dedo representa um qualidade de energia material.

 Veja na ilustração:

Os Dedos E Os Elementos

Além dos elementos, cada dedo também está associado a um Chakra (Centro de Energia do Corpo). Veja na tabela a baixo:

DedoChakraElemento
PolegarSolarFogo
IndicadorCardíacoAr
MédioLaríngeoEspaço (éter)
AnularBásicoTerra
MínimoSexualÁgua

Ao unir os dedos nos Gestos de Poder, fazemos combinações capazes de gerar diferentes tipos de conexões energéticas para variadas finalidades.

Existem muitos gestos de poder. Seus nomes podem varar também de acordo com a região ou estilo de Yoga.

Alguns exemplos de Mudras:

Mudras

1. JNANA MUDRA:

Gesto da Sabedoria ou Conhecimento Intuitivo. Equilibra os dois hemisférios cerebrais e acalma o sistema nervoso. Junte a ponta do polegar com a ponta do dedo indicador formando um círculo, estique os outros dedos.

2. PADMA MUDRA:

Gesto da Flor de Lotus. Abre o coração sutil, diminui a carga de tensão sobre o coração físico e cria expansão da caixa torácica. Junte os punhos, polegares e dedos mínimos e abra os outros dedos.

3. MATANGI MUDRA:

Gesto da Harmonia. Energiza a área do plexo solar e facilita a sensação de auto-estima. Entrelace todos os dedos, estique e una os dedos médios em frente ao plexo solar.

4. PRANA MUDRA:

Gesto da Energia Vital ou Respiração. Facilita a expansão dos pulmões e de todo o sistema respiratório. Junte o polegar com os dedos mínimo e anular e estique os dedos médio e indicador.

5. MANDALA MUDRA:

Gesto da Integração. Facilita a experiência de integração com todo o Universo. Repouse os quatro dedos da mão direita sobre os da mão esquerda. Una os polegares formando um círculo.

6. KINI MUDRA:

Facilita um estado de equilíbrio da glândula pituitária que consequentemente regula todo o sistema endócrino Junte as pontas de todos os dedos.

7. UTTARBODHI MUDRA:

Gesto do Auto Fortalecimento. Ativa a glândula timo e aumenta a auto-estima, promovendo a saúde do sistema imúnologico. Entrelace so dedos para fora e estique os indicadores para cima e os polegares para baixo, colocando-os no esterno.

8. APANA MUDRA 

Gesto da Digestão. Estimula e facilita a finalização do processo de digestão, equilibrando a eliminação. As duas mãos – polegar toca dedos médio e anular.

9. KARKATA MUDRA

Gesto do Caranguejo. Gesto do equilíbrio Sexual. Estimula os canais de energia sexual, equilibra o sistema glandular e melhora a concentração.

Clique Aqui e assista aqui a um vídeo da professora Liliane Teng sobre os Mudras.

Como dissemos anteriormente, os Mudras são encontrados nas mais variadas culturas. São formas de expressão, assim como a linguagem falada e escrita. Por essa razão, é muito comum encontrarmos os mesmos gestos com nomes diferentes ao longo de nossas pesquisas.

O mais importante nas práticas dos Mudras, é a observação consciente de seus efeitos durante sua vivência. O Yoga Flor da Vida te aconselha a deixar seu mestre interior guiar seu corpo, emoção e mente ao longo de suas experiências com esses gestos de poder. Se observe e escolha o Mudra que você precisa no seu momento.

Namastê! Boa prática!


Quer aprender mais sobre o poder do yoga?

Agende uma Aula Experimental Gratuita

Namastê! Você é muito bem vindo ao Espaço Yoga Flor da Vida!



3 Comentários

Deixe um comentário

Vamos Conversar?